fbpx

Participação da Evolux na Python Nordeste

Este ano, a Python Nordeste foi em Salvador/BA, aconteceu entre os dias 01 e 03 de Maio, e a Evolux estava lá mais uma vez, Eu e Italo Rossi estivemos representando todo o time da empresa.

Picture of Amanda Vaz

Amanda Vaz

Analista de Conteúdo

Este ano, a Python Nordeste foi em Salvador/BA, aconteceu entre os dias 01 e 03 de Maio, e a Evolux estava lá mais uma vez, Eu e Italo Rossi estivemos representando todo o time da empresa.

Apesar do foco principal ser o Python não faltou interação entre os participantes do evento. Como sempre, esse tipo de encontro é uma grande oportunidade para se conhecer pessoas, compartilhar ideias e aprender novas coisas. Contamos também com muita hospitalidade do pessoal da JusBrasil.

Salvador foi uma cidade muito acolhedora e muito animada. Independentemente do tipo de diversão que você procure, com certeza em poucos minutos você encontra algo, desde um Pub Irlandês à um boteco de esquina ou uma Balada no fim da noite. 

A Conferencia

Os pontos altos do evento sempre são os Keynotes e nesta edição tivemos a presença de David Cramer (Dropbox e Sentry). Porém, não tem como deixar de lado todo o time excelente como: Rodrigo Senra, Andrews Medina, Matt Robenolt e o grande Ítalo Rossi.

Na quarta-feira – eu já estava lá em Salvador marcando presença – o pessoal da JusBrasilnos fez um convite para que fôssemos conhecer o escritório deles. Na ocasião houve uma roda de conversa onde cada um se apresentava rapidamente. Lá tinha um ambiente muito descontraído e aconchegante, vários espaços divididos por vidros, onde cada um tinha uma vibe diferente, alguns mais sociais, já outros onde o negócio era mesmo codar.

participacao-da-evolux-na-python-nordeste-1

Primeiro Dia

Na sexta-feira quem iniciou os trabalhos foi o Marcel Caraciolo, logo após veio o Fernando Masanori dando um overview sobre o Python, utilizando analogias com o Guia do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adams. Após isso tivemos o atual Diretor de Tecnologia da Python Brasil, Renato Oliveira, falando sobre refatorações de aplicações feitas em Django. Após uma rápida pausa para o almoço voltamos com a primeira palestra do keynote principal, David Cramer: “Architecting a Culture of Quality”, um apanhado de dicas de como criar uma cultura que valorize a qualidade em equipes de software:

Em seguida tivemos o Gabriel Jordão, mostrando como a JusBrasil trabalha com Python e Renzo Nuccitelli usando AngularJS e Python para criar aplicações dinâmica. Depois foi a vez do Matt Robenolt escalando com a utilização de técnicas alternativas (cheating) e finalizamos o dia com o Vicente Alencar da JusBrasil.

participacao-da-evolux-na-python-nordeste-2

Então tivemos um Happy Hour oferecido pelo pessoal da Jus, uma noite realmente memorável. Tinha até a JusBand tocando a noite toda, só faltou Nação Zumbi… Mas garantimos que na próxima edição com certeza vai ter. o/

participacao-da-evolux-na-python-nordeste-3

Segundo Dia

Já no segundo dia, poucas pessoas conseguiram ficar de pé às 9h da manhã para assistir Andrews Medina que deu destaque para os inúmeros projetos em que ele participou, como o Splinter, Tsuru, entre outros. Em seguida veio a vez do Davidson Fellipe com o “Guia prático de Desenvolvimento Front-end para Django Devs” e Glauber Brennon tomando cerveja e mostrando um Bafômetro Hacker, logo após veio Daniel Pimentel com uma palestra super animada e divertida sobre os Easter Eggs do Python.

participacao-da-evolux-na-python-nordeste-4

Após o almoço, tivemos a vez do Osvaldo Matos que falou bastante sobre a escalabilidade e as tecnologias utilizadas na Jus, então veio o Guto Maia com seu “nitendinho” embaixo do braço no pyNES e em seguida Rodrigo Senra com “Brainiak – Uma API Restful-Hipermídia para Triplestores”. Após um Coffee Break veio o Rafael Martinsmostrando como a Globo escala para 4Mi de requisições por dia, utilizando Python, TornadoNginx e Redis em seguida tivemos o nosso representante Ítalo Rossi com seu console IShell, destaque para a primeira parte da palestra onde ele mostrou ao pessoal o que é a Evolux, e sua feature aplaudida de Callback.

participacao-da-evolux-na-python-nordeste

Após as palestras oficiais tivemos as tão esperadas Lightning Talks, que são palestras de 5 Minutos e muito menos informais, Eu apresentei uma em que venho lapidando há um tempo e que é uma tradução de um famoso módulo do Python chamado “this”. Essa Talk é feita por todos da comunidade, onde cada um ajuda com uma tradução de algo para o nosso Português Regional, carregado de Sotaque e expressões. O final dessa palestra culminará na Python Brasil desse ano, que ocorre em Porto de Galinhas/PE.

No encerramento do evento, foi anunciado que a próxima Python Nordeste, seria na cidade de Natal e organizada por nós da Evolux. Confesso que estou muito feliz, pois desde a primeira edição estávamos tentando puxar esse evento para cá e finalmente conseguimos. Isso se deu graças a muito esforço da nossa comunidade, tanto a Evolux como o Grupy-RN, PyLadiesPotilivre e todo mundo que participa e ajuda a gente a transformar nossa cidade como um dos polos no uso de Python na região.

Então chegou a última noite, e fomos para o Mercado do Peixe, num barzinho, beber uma cerveja, trocar ideia e mostrar do que realmente é feita a comunidade Python no Nordeste.

Nos vemos em Novembro na cidade de Porto de Galinhas/PE para a Python Brasil, maior conferência da América Latina sobre Python, e é obvio que a Evolux estará lá marcando presença. o/

Compartilhe por ai:

Veja também

Checklist para um atendimento eficiente

Dicas práticas para otimizar cada ponto de contato com o cliente e aumentar a eficiência da sua operação.
Novo!

Top 12 métricas para Contact Centers

Aprenda a calcular e analisar cada métrica, e obtenha insights para otimizar seu atendimento ao cliente.
Guia

As 7 ferramentas de atendimento queridinhas pelos clientes

Um guia com as plataformas preferidas pelo consumidor na hora de solicitar um atendimento.
e-book

O poder da estratégia de atendimento omnichannel

Saiba como a estratégia omnichannel contribui para o sucesso da sua empresa e como aplicá-la.
e-book

Assine nossa newsletter

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você está de acordo com a Política de Privacidade do site Evolux.