O poder do '+' no endereço no Gmail.

Hoje pela manhã enquanto fazíamos nossa standup meeting, sugeri criar um (tumblr) para a Evolux. Mais tarde criei o tumblr evoluxdev, cadastrado no e-mail: dev+social@evolux.net.br. Ao ver isso, Alexandre (do Marketing), questionou o que era esse '+' no e-mail.

Vou explicar para vocês o que expliquei para ele: Usar o '+' em um e-mail do Gmail, cria uma espécie de apelidos (alias) para o mesmo e-mail. No caso acima, o e-mail real é dev@evolux.net.br, mas posso criar uma série de alias do tipo dev+social, dev+forums, dev+python, e assim por diante, todos eles serão encaminhados para o dev@evolux.net.br igualmente.

A diferença é que posso criar um filtro no e-mail para tomar ações especificas para cada alias desse. Por exemplo: marque como lido emails que vem para +social, ou marque como importante e-mails que vem para +python. Com isso você pode filtrar e identificar de onde vem seus emails. Eu poderia por exemplo cadastrar no meu Twitter o email max+twitter@gmail.com, ou no meu banco o e-mail max+banco@gmail.com e assim e eu irei saber exatamente de que serviço veio aquele e-mail, inclusive dando a facilidade de saber qual foi o sistema que vendeu seu e-mail para um spammer por exemplo (se eu recebo um email em max+twitter de um sistema diferente do Twitter, já sei que tem algo estranho ai, hehehehe, já imaginou?)

Um problema dessa abordagem é que nem todos serviços aceitam que você cadastre uma conta com um '+' no endereço de email. 

E, para esclarecer possíveis confusões, a especificação do formato de e-mail (RFC 5233) permite o uso '+' no subendereçamento do e-mail, ou seja, você pode mandar (e receber) e-mails para o os endereços com '+' conforme explicado acima, mas não pode criar um endereço de e-mail com um '+'.

Exemplos: Meu endereço: max@evolux.net.br Subendereços: max+python@evolux.net.br, max+newsletter@evolux.net.br

Já já começaremos a postar no Tumblr, aguardem!