fbpx

Não deixe a faculdade atrapalhar seus estudos

O conteúdo que você vai ver na faculdade está defasado, muito defasado (principalmente na área de tecnologia). Se você se basear somente no conhecimento obtido em sala de aula, vai ficar em desvantagem quando chegar no mercado de trabalho.

Picture of gustavodiogenes

gustavodiogenes

O conteúdo que você vai ver na faculdade está defasado, muito defasado (principalmente na área de tecnologia). Se você se basear somente no conhecimento obtido em sala de aula, vai ficar em desvantagem quando chegar no mercado de trabalho. A faculdade só atenderá 100% das suas expectativas se o seu sonho for tornar-se um pesquisador ou professor universitário então, se o seu objetivo é empreender ou participar do mercado de trabalho, comece a estudar agora e por conta própria.Ouvi essa frase “Não deixe a faculdade atrapalhar seus estudos” pela primeira vez de Iuri Diniz, e foi uma daquelas frases com as quais me identifiquei imediatamente.

Eu sempre tive um histórico escolar acima da média, mas nunca fui de ficar grudado numa cadeira estudando, só “estudava” mesmo na véspera, e sempre odiei a obrigação de decorar conteúdos que para mim pareciam inúteis. Por isso eu achava que eu não gostava de escola, nem de estudar.Com o tempo descobri que adoro aprender e meu único arrependimento é o de ter demorado tanto para adquirir o hábito da leitura. Mas por que então eu não gostava da escola?

Culpar os professores seria fácil, mas é algo que está além deles: o nosso sistema de ensino está baseado em conceitos que precisam ser atualizados. A primeira instituição de ensino superior nos nossos moldes atuais, a Universidade de Bologna, foi criada em 1088 – isso mesmo, novecentos anos atrás. Agora imagine todo o conhecimento existente nessa época: não tínhamos energia elétrica nem lei da gravidade, conceitos de matemática triviais para nós ainda nem existiam e o modelo heliocêntrico de Galileu e Copérnico ainda levaria uns 500 anos para ser criado e aceito.

Naquela época, séculos atrás, era justificável você tentar absorver o conhecimento da humanidade e tornar-se um acadêmico. Um médico na idade média teria uma enorme valor se conseguisse memorizar todo o conhecimento disponível, porque seria inviável andar com livros que eram raros, caros e escritos à mão – Gutemberg só inventaria os tipos móveis 400 anos depois.

Agora imagine que esses conceitos, que levaram séculos para se desenvolverem, agora são empurrados nas nossas mentes e aos 10 anos de idade estamos lidando com assuntos e fórmulas que custaram aos seus autores uma vida inteira para serem desenvolvidos. É tanto conteúdo que temos que absorver na escola que não surpreende sairmos dela com um aproveitamento tão baixo.

Exigir a memorização de todos esses conceitos não é justificável e também desnecessário. A tecnologia trouxe o conhecimento do mundo às nossas mãos, basta usar o Google e o que você quiser estará à sua disposição, não há mais tanta necessidade de memorizar. Mas apesar da tecnologia, do ritmo das mudanças e do volume absurdo de dados que a humanidade gera diariamente, continuamos usando o mesmo modelo de ensino de 900 anos atrás.

Imagine seu filho entrando na escola hoje. Agora imagine qual a profissão ou carreira que ele vai seguir quando ele sair da escola dentro de 12 anos. A realidade é que boa parte das opções que ele vai ter ainda não foram inventadas. E aí, como você prepara uma pessoa para uma profissão que ainda não existe?

Só para dar um exemplo, há 50 anos não existia software nem programadores, hoje há 100.000 vagas em aberto para desenvolvedores só nos Estados Unidos, 1 milhão nos próximos 5 anos. Há 10 anos ninguém conhecia um blogueiro, há 5 anos atrás não se falava em profissional de mídias sociais, e há 1 ano atrás ninguém falava de DevOps, por exemplo, e veja só, nós temos uma vaga na Evolux.

Uma revolução no nosso sistema de ensino ainda vai demorar pra acontecer, e enquanto isso não acontece,  aprenda a resolver problemas, leia livros e conteúdos interessantes, participe de associações, clubes, eventos e acompanhe blogs na área que você tem interesse. Se nenhuma área te interessa, comece algo e aprenda fazendo. Aprenda sobre gestão e sobre pessoas, algo que você vai precisar, independente da área de atuação, e lembre-se “Não deixe a faculdade atrapalhar seus estudos”.

Dica: Se quer começar a aprender e não sabe por onde, basta ler apenas 1 livro – Idéias que Colam dos irmãos Chip Heath e Dan Heath.

Frase Original:

“Don’t let schooling interfere with your education”

Mark Twain

 

Compartilhe por ai:

Veja também

Checklist para um atendimento eficiente

Dicas práticas para otimizar cada ponto de contato com o cliente e aumentar a eficiência da sua operação.
Novo!

Top 12 métricas para Contact Centers

Aprenda a calcular e analisar cada métrica, e obtenha insights para otimizar seu atendimento ao cliente.
Guia

As 7 ferramentas de atendimento queridinhas pelos clientes

Um guia com as plataformas preferidas pelo consumidor na hora de solicitar um atendimento.
e-book

O poder da estratégia de atendimento omnichannel

Saiba como a estratégia omnichannel contribui para o sucesso da sua empresa e como aplicá-la.
e-book

Assine nossa newsletter

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você está de acordo com a Política de Privacidade do site Evolux.