Não adianta ter um sonho, tens que realizar

Tudo começou em 2010, ao ver uma notícia na TV falando que o Canadá estava necessitando de profissionais de TI. Na época, eu estava cursando o terceiro ano do curso de Ciência da Computação e, após uma breve pesquisa, me interessei pelo país. Baixo índice de violência, boas oportunidades de trabalho, ótimas condições de moradia e um excelente custo benefício, quando comparado a países como Estados Unidos, Austrália e Inglaterra, chamaram minha atenção. Nesse dia, tracei mais uma meta em minha vida: morar no Canadá.

Eu no High Park

Eu no High Park

Após terminar o curso de Ciências da Computação, em 2013, iniciei a minha busca por empregos em Natal. Depois de vários dias, olhando diversas vagas, encontrei uma oportunidade na Evolux.

A empresa desde o início se mostrou diferenciada das demais. Profissionais qualificados, antenados no que havia de mais moderno no mundo do desenvolvimento de software e um ambiente totalmente propício para aprender e crescer. Após uma entrevista, consegui a vaga e comecei a trabalhar lá. Em apenas 6 meses aprendi muitas coisas novas, principalmente as ligadas à telefonia IP, tais como: protocolos (SIP, IAX, H.323), codecs, ferramentas para análise de dados, além de conhecer uma nova linguagem de programação, o Python. Isso me deixou mais confiante para enfrentar o que viria pela frente.

Em setembro de 2013, o início para realização da meta que eu havia traçado começou. Escolhi fazer um intercâmbio de estudo e trabalho por 6 meses em Toronto, a cidade do Canadá com mais oportunidades na área de TI. Essa escolha foi motivada pela possibilidade da obtenção de um visto de trabalho, fato que, mais tarde, possibilitaria uma aplicação para imigração.

Bem vindo ao Canadá

Bem vindo ao Canadá

Depois de uma longa viagem (Natal-São Paulo-Bogotá-Toronto), finalmente estava em solo canadense. Toronto é uma das cidades mais multiculturais do mundo, nela são faladas mais de 140 línguas/dialetos e aproximadamente 50% da população não tem o inglês como língua nativa. O que pôde ser confirmado em uma das minhas primeiras idas ao Walmart: não escutei quase ninguém falando inglês por lá!

Kensington-Market.jpg

Os primeiros meses morando em Toronto foram os melhores de toda a minha vida. Morar em uma cidade de primeiro mundo é uma experiência fantástica. Tudo funciona! Transporte, saúde, segurança e educação. Não é à toa que Toronto é considerada uma das melhores cidades para se morar atualmente. Aqui ao lado tem uma foto de um Poutine, uma comida típica Canadense. Resumo: a única coisa que os canadenses têm para reclamar é o clima.

Poutine

Poutine

Meu intercâmbio foi composto de 3 meses de estudos e 3 meses de trabalho. Aprendi muita coisa na escola em que estudei, várias regras de sintaxe e verbos frasais que nunca tinha visto nas aulas de inglês aqui no Brasil. Porém, a maior escola mesmo foi a rua! Ou melhor, a casa em que morei. Os donos eram pessoas super simpáticas, um casal de imigrantes que chegaram no Canadá há muito tempo, vindos do Irã e Venezuela. Na casa também moravam outros estudantes de várias partes do mundo: China, Japão, Venezuela, Trinidad e Tobago, Alemanha e Itália. Essa mescla de culturas dentro de casa explica bem o que é morar em uma cidade cosmopolita. Foi uma experiência inesquecível, a cada jantar aprendia algo novo sobre cada um deles e suas culturas.

Neve, muita neve

Neve, muita neve

Após 2 meses de estudos, tive de começar a procurar emprego em minha área. Para isso, me matriculei em um curso chamado “Interview Skills” o qual foi de extrema importância para a obtenção de meu emprego mais tarde. Nele aprendi várias coisas, como por exemplo, criar currículo nos moldes canadenses, preparação para entrevista de emprego, quais as perguntas mais comuns e como respondê-las de forma correta. Passada toda a fase de preparação, tive de começar a enviar currículos para empresas, utilizando várias ferramentas (sites) para tal. Posso citar o Workopolis, Indeed e Monster como os melhores.

Na próxima semana você poderá acompanhar como foi o resultado dessa busca por emprego e se consegui passar na minha primeira entrevista.