Jessica McKeller recebe o Prêmio Frank Willison 2015

[Obs.: Traduzimos na íntegra o texto original que está aqui.]

Pergunte a qualquer programador Python o nome da melhor característica de Python e eles com certeza incluirão sua incrível comunidade. No últimos 15 anos, a Python Software Foundation reconheceu essa importante característica com o Prêmio de Serviços a Comunidade e com um prêmio especial anual por contribuições notáveis a Comunidade Python - o Prêmio Frank Willison.

Estou extremamente feliz de relatar que o Frank Willison desse ano foi concedido durante a OSCON 2015 a Jessica McKellar (veja a cerimônia).

Jessica compartilhando seu conhecimento e habilidades.

Jessica compartilhando seu conhecimento e habilidades.

De acordo com a Python Software Foundation,

Jessica McKellar serviu de diversas formas na comunidade Python: diretora, Python Software Foundation; Presidência de Apoio a Diversidade da PyCon; principal organizadora do Boston Python, um dos maiores grupos de usuários; frequente palestrante de keynotes e tutoriais; membro do conselho do OpenHatch; organizadora do Boston Python Workshop; membro da Python Software Foundation; mentora do programa Outreachy; uma das principais contribuintes dos projetos OpenHatch e Twisted. Ela também tem uma longa história de defesa do Python, como escritora (Twisted Network Programing), autora de formação (Introduction to Python) fundadora de startups, VP de Engenharia e discente do MIT em Ciências da Computação.
A incansável dedicação de Jessica pela educação gerou mudanças fundamentais na comunidade Python. Em 2011, apenas 1% das palestras dadas ma PyCon eram apresentadas por mulheres. Os esforços de Jessica pelas minorias incluiram centenas de emails individualizados para mulheres na tecnologia, encorajando mulheres a enviarem propostas de palestras e orientando todo o processo de proposta. Em 2014 e 2015, 33% das palestras na PyCon foram apresentadas por mulheres.
Como uma voluntária com um compromisso genuíno com a educação e o sucesso da comunidade, Jessica passa grande parte de seu tempo encorajando novos líderes na comunidade Python e compartilhando como a educação Python pode empoderar outros para que haja mudanças no mundo. Ela tocou muitos membros da comunidade Python, direta ou indiretamente, com sua graça, inteligência e humildade ao ouvir, colaborar e celebrar a contribuição de outras pessoas.

O prêmio é um memorial ao legado do editor chefe do O'Reilley, Frank Willison, morto em 2001. Autor da coluna "Falando Francamente", Willison compartilhava do entusiasmo por programação, open-source e, em particular, Python com seus muitos leitores entusiamados. Seus textos e anedotas podem ser encontrados nos Arquivos do O'Reilley e In Memory.

Outros ganhadores desse prestigioso prêmio foram:

Barry Warsaw (2014) 
Anna Martelli Ravenscroft (2013) 
Jesse Noller (2012) 
Georg Brandl (2011) 
Christian Tismer (2010) 
Mark Hammond (2009) 
Martin von Löwis (2008) 
Steve Holden (2007)  
Alex Martelli (2006) 
Cameron Laird (2004) 
Fredrik Lundh (2003) 
Andrew Kuchling (2002)

Junte-se a mim nas felicitações a Jessica McKeller pela sua merecida premiação e nos agradecimentos por suas numerosas contribuições.