Evolux na ClueCon

Uma semana de muitas novidades, networking e aprendizado!

Foi assim na ClueCon de 2013, que aconteceu entre 6 e 8 de agosto em Chicago, IL, nos Estados Unidos.

A ClueCon é uma conferência anual sobre telefonia e voz sobre IP, foi lá que o FreeSWITCH foi lançado em 2005 numa tentativa de ampliar as opções existentes de software de telefonia IP e impulsionar a tecnologia.

O FreeSWITCH é uma plataforma de telefonia aberta e robusta que tem o propósito de rotear e conectar os diversos protocolos de comunicação existentes, seja áudio, vídeo, texto ou qualquer outra forma de mídia. Como parte integrante de nossa solução, não poderíamos ficar de fora dessa.

Nossa equipe participou do evento e trouxe muita informação na bagagem, além de gadgets é claro ;).

Conhecemos muitos dos grandes profissionais que fazem a coisa acontecer, conversamos com empresários, desenvolvedores e entusiastas na área de Telefonia IP.

Alguns tópicos abordados foram:

- Alta disponibilidade;

- Backup e Failover;

- Balanceamento de Carga;

- Segurança.

Muitas das tecnologias de ponta foram comentadas, algumas com excelentes demonstrações ao vivo , o que torna tudo ainda mais empolgante.

Dr Yudkowsky discutiu questões sobre a telefonia no que diz respeito à vigilância do Estado, vale a pena conferir aqui.

Vimos por lá o SwitchPi, um PBX portátil utilizando o RaspberryPi, um velho conhecido de nossos encontros no HackerSpace - Natal.

Alguns vídeos estão disponíveis no  Youtube e a lista das apresentações pode ser encontrada aqui.

Além de conhecer a famosa Deep Dish Pizza, na Gino's East batemos um bom papo com Venky, co-fundador do Plivo e Michael, desenvolvedor de negócios também do Plivo. Eles nos contaram um pouco sobre como o Plivo funciona, também usam Python e sua equipe é composta de alguns DevOps !

Encontramos o João Mesquita, um dos brasileiros por trás do FreeSWITCH, que apresentou sua solução em uma lightning talk, ele está bastante envolvido com o projeto e atualmente é consultor oficial da FreeSWITCH Solutions.

O evento faz jus a seu objetivo, colocou nossa equipe em contato com excelentes profissionais em que várias idéias foram surgindo e bons contatos foram realizados.

De fato, turbinou nossas idéias e confirmou o potencial de nosso produto e de nossa equipe, muitas das novidades apresentadas e das tecnologias que estão por vir já estão sendo estudadas e usadas na Evolux.

Em breve mais novidades, até a próxima e happy coding!